Manual rápido GLPI 9.4.3


1. Introdução

O Sistema de Helpdesk do CEFOR é uma solução de fonte aberta de gestão e de helpdesk para o parque de informática. O GLPI (www.glpi-project.org/) é uma aplicação integral da Web para gerenciar os diversos problemas relacionadas a tecnologia da informação de uma corporação.

2. Acesso ao Sistema

Para acessá-lo basta digitar o seguinte endereço no seu navegador web: http://suporte.ifes.edu.br Após digitar o endereço de acesso ao sistema conforme passado no item anterior, o usuário deverá informar seu usuário e senha de rede para acesso:

img 1 tela inicial do sistema de helpdesk

Lembramos que como pré-requisto de acesso é necessário que o login seja o SIAPE. Caso seu login ainda não seja o SIAPE procure a Coordenadoria de TI do seu campus e solicite a atualização. Após o efetuar o acesso ao sistema, o usuário será direcionado para tela conforme imagem abaixo:

img 2 tela de entrada do helpdesk

Após isto clique no link verde “criar um chamado”.

3. Abertura de um Chamado

Conforme tópico anterior, após clicar no botão para abertura de um novo chamado, é apresentada uma tela onde o usuário deverá preencher os campos solicitados ele deverá preencher corretamente os campos solicitados conforme explicação abaixo, após a figura:

img 3 - tela de abertura de chamado

• Tipo: qual o grupo seu chamado pertence: requisição (Pedido, reclamação) ou incidente (Circunstância acidental). • Categoria: escolha de qual requisição ou incidente melhor se identifica seu chamado.

• Urgência: nível de prioridade que o usuário considerá para a sua solicitação. Essa opção será validada pela equipe técnica.

• Me informe a respeito de ações feitas: Se sim, será por E-mail: informa ao e-mail pelo qual você ocorrerá as interações/aviso do helpdesk.

• Tipo de Hardware: deixar em geral.

• Localização: Aqui é informado o setor responsável por atender a demanda.

• Título: Informamos aqui de forma breve o problema.

• Descrição: Detalhamento necessárias para o melhor atendimento ao chamado.

• Anexo: Caso haja algum arquivo que ajude na solução do chamado, esse poderá ser enviado por esse recurso. Fique atendo ao limite de tamanho de seu arquivo.

Após o devido preenchimento, basta clicar no botão “Enviar Mensagem” para confirmar seu chamado. Como confirmação do envio é apresentada a seguinte imagem com o numero do seu chamado:

img 4 confirmacao de pedido de chamado

 

 4. Acompanhamento de Chamado

Para acompanhar o status do seu chamado, basta acessar no menu a opção Chamados (em destaque)

img 5 verificar chamados

Em seguida é exibido a tela abaixo com seus chamados.

img 6 chamados

Também pode ser feita aqui uma pesquisa sobre todos os chamados pela escolha da opção de seu status (estado) conforme mostra a ilustração abaixo.

img 7 pesquisa de chamados

Após a escolha do estado do chamado a ser consultado, basta clicar no botão “Pesquisar”.

5. Alterando um Chamado Aberto

Com o novo sistema de Helpdesk, é possível alterar um chamado após ele ser aberto. Assim, qualquer correção ou nova informação poderá ser feita após reajustada no chamado em questão. Para essa ação, basta clicar sobre o título de seu chamado.

img 8  acesso a um chamado aberto

 Na tela seguinte, clica em “Adicionar um novo acompanhamento”

img 9 novo acompanhamento

Digite a nova informação no campo “Descrição” e em seguida clique em “Adicionar”.

img 10 adicionando um novo acompanhamento

2019-07-29 16:38 20091BSI0362 {writeRevision}
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