Procedimento para os professores dos cursos presencias utilizarem o Moodle


 

Sistema Acadêmico Web

 

Na modalidade de cursos presenciais, como apenas algumas disciplinas utilizam o Moodle e isso é uma decisão do professor em utilizar ou não o recurso, quem criará a sala é o próprio professor, e isso poderá ser feito por dentro do acadêmico web. Para isso bastará acessar o diário da disciplina e clicar no link (Integrar).

Conforme passo a passo a seguir:

Acessar: https://academico.ifes.edu.br/

Na página inicial do acadêmico web, clicar em “Meus diários”

 

Evitando problemas

 

Atenção: Antes de clicar no botão integrar verificar com qual papel você está adicionado no diário. Se estiver com o papel "Professor especialista (v2.7)", antes de clicar no link integrar deverá solicitar ao Registro Acadêmico ou CAE para fazer a alteração para o papel "Professor Especialista (v3.9)".

 

Login Preferencial

 

Como muitos professores possuem mais de um login no sistema acadêmico, foi criado o conceito de login preferencial, ou seja, dentre os vários logins do professor, um desses deverá estar marcado como preferencial, e esse login é o que será incluido na sala do Moodle. E isso é independente do campus que o professor estiver trabalhando no momento. A ideia é que o professor acesse todas as suas disciplinas no AVA com apenas um login.

 

Acesso pelo SIAPE

 

Para facilitar ainda mais o acesso dos docentes, o acesso ao novo AVA poderá ser realizado pelo seu SIAPE. Para que isso seja possível, você deverá requerer ao Registro Acadêmico ou a CAE que gere um novo login no sistema acadêmico, onde seu seu novo login será o seu SIAPE. Além de gerar esse novo login, deverá ser solicitado que esse novo login seja marcado como preferencial, pois conforme explicado acima, o login preferencial que será incluido nas salas criadas pela integração do sistema acadêmio com o Moodle.

Vale ressaltar que esse procedimento de geração de novo login e marcação de login preferencial, será feito apenas na primeira vez.

 

Criação  da sala no Moodle pelo professor

 

Assim que já estiver com o papel "Professor Especialista (v2.7)" e já tiver com o login preferencial definido. Clicar no link “Integrar”


 

Após efetivar a integração o link ficará com o texto “Acessar”, batará clicar nesse link e irá abrir. Se for a primeira integração que o professor estiver fazendo, em no máximo 45 minutos o professore receberá um email(email que estiver cadastrado no sistema acadêmico) com as credenciais de acesso a sala.

 

Em caso de não recebimento do email no prazo informado acima, verificar com o registro acadêmico se o email está cadastrado corretamente no sistema. Se o cadastro estiver correto e mesmo assim não receber o email, deverá ser aberto um chamdao para a CGTI do Cefor em https://suporte.cefor.ifes.edu.br/ e informar o ocorrido e o código do diário.

Tags: cursos
2022-12-20 10:55 Anderson Correa Medeiros {writeRevision}
Avaliaçãoo mídia: 4.86 (7 Votos)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registros nesta categoria

Tags

FAQs permanentes